abril 18, 2024

Atendimento especializado para transtorno bipolar é ofertado pelo CAPS

 Atendimento especializado para transtorno bipolar é ofertado pelo CAPS

Atendimento especializado para transtorno bipolar é ofertado pelo CAPS

O tratamento é fundamental para garantir a qualidade de vida do paciente
A mudança de humor, alternada entre episódios depressivos e eufóricos, é a principal característica do transtorno bipolar. A doença que afeta a saúde mental pode interferir na condição de entendimento, comportamento, rotina e até na qualidade do sono das pessoas que vivem com o distúrbio.

O psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Jepherson Xavier, explica que essa oscilação de humor é movida por gatilhos emocionais ou fatores ambientais, o que pode fazer com que seja confundido com outros transtornos devido a semelhança dos sintomas.

“Há três estados de bipolaridade. O tipo um é a mania, em que há o estado eufórico marcado pelo desejo e impulso. Já o tipo dois é o depressivo, em que predomina a culpa e a aflição. O três é o misto maníaco-depressivo, intercalado entre os tipos um e dois”, ressaltou Jepherson.

Conforme o psicólogo, o diagnóstico é feito por um profissional de saúde durante procedimento clínico para observação dos sintomas e análise cognitiva-comportamental. Por se tratar de uma condição psíquica, não há cura, mas o tratamento é essencial para garantir a qualidade de vida dos pacientes.

“A psicoterapia, além das atividades em grupo, é um recurso necessário para evitar crises recorrentes, auxiliando o paciente a superar as dificuldades que são trazidas pela doença e até evitar o suicídio, um risco provocado por esse tipo de transtorno”, destacou a coordenadora-geral do CAPS, Regicelia Silva.

Em Feira de Santana, o suporte especializado para pacientes com transtorno bipolar é feito nas unidades CAPS. O atendimento é prestado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psiquiatras, educador físico, psicopedagogo, enfermeiro e musicoterapeuta.

CONFIRA O ENDEREÇO DOS CAPS:

CAPS II Silvio Marques: Rua Alcântara nº 100, bairro Mangabeira, tel: 3626-1060

CAPS II Oscar Marques: Rua Comandante Almiro, nº 1170, bairro Serraria Brasil, tel: 3614-6595.

CAPS III João Carlos Lopes Cavalcante: Rua Alameda das Pedras, S/N, bairro Olhos D’água.

CAPS Osvaldo Brasileiro Franco (CAPS Infantil): Rua Alameda das Pedras S/N. Olhos D’água (Próximo a Arena Senador), tel: 3612-4556.

CAPS Álcool e Drogas Dr. Gutemberg Almeida (CAPS AD): Rua Paris número 41, Santa Mônica.

Secom

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?