abril 23, 2024

Bebê internado no Hospital da Mulher consegue transferência após 97 dias

 Bebê internado no Hospital da Mulher consegue transferência após 97 dias

Após uma espera de 97 dias, o bebê Enzo Gabriel finalmente foi transferido para Salvador para realizar a cirurgia necessária. Ele nasceu em 7 de março deste ano e passou todo esse tempo internado no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, aguardando uma vaga em um hospital especializado. Durante esse período, ele foi cuidado na UCINCO 1, a Unidade de Cuidados Intermediários.

De acordo com os médicos, o estado de Enzo Gabriel é grave. Logo após o nascimento, ele foi diagnosticado com uma má formação congênita chamada fenda palatina, na qual o céu da boca não se fecha corretamente. Além disso, o bebê também nasceu com estenose subglótica, um estreitamento na endolaringe que causa dificuldades respiratórias. A transferência para um hospital especializado era uma urgência.

A avó de Enzo Gabriel, Tâmara Santos, uma lavradora rural de 33 anos, acionou a Defensoria Pública da região de Água Fria, localizada a 70km de Feira de Santana, para agilizar a disponibilidade de vaga. “Foi desesperador esperar tanto tempo. A Defensoria nos informou que o Estado poderia ser multado em 8 mil reais a partir da data da denúncia, mas o que realmente queríamos era a vaga”, disse Tâmara.

Emocionada, a avó lamentou o tempo de espera pela regulação. “Eu temia que meu neto morresse antes de conseguirmos a transferência”, desabafou Tâmara Santos.

Segundo Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia que administra o Hospital da Mulher, a unidade envia diariamente relatórios para o setor de Regulação Estadual na esperança de obter uma vaga. “Todas as medidas necessárias foram tomadas. Para nossa surpresa, na noite desta terça-feira, dia 13, foi concedida a regulação de Enzo Gabriel para o Hospital Universitário Professor Edgard Santos – HUPES”, ressaltou Gilberte Lucas.

Gilberte Lucas também informou que o caso de Enzo Gabriel é extremamente complexo e requer atendimento especializado. Devido à gravidade do estado do bebê, a transferência será realizada em uma ambulância de Cuidados Intensivos (UTI).

Secom Foto: Divulgação/FHFS

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?