abril 15, 2024

Centro de Zoonoses atendeu mais de 300 ocorrências de abandono e maus-tratos de animais

 Centro de Zoonoses atendeu mais de 300 ocorrências de abandono e maus-tratos de animais

O abandono e os maus-tratos de animais são considerados crimes graves. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, registrou 306 ocorrências de animais abandonados em Feira de Santana entre janeiro e novembro deste ano.

Segundo a Lei 9.605/98, artigo 32, o crime de maus-tratos aos animais prevê três meses a um ano de detenção. Recentemente, a pena para violência contra cães e gatos aumentou de 2 a 5 anos de prisão, podendo ser ampliada de um sexto a um terço se resultar na morte do animal.

De acordo com a coordenadora do Centro e de Zoonoses, Mirza Cordeiro, diariamente são encontradas caixas com animais abandonados na sede do CCZ e acrescenta que o local atua no controle de doenças zoonóticas e não abriga animais.

“Nas escolas e nos eventos do CCZ, têm sido realizadas ações educativas com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da guarda responsável e a necessidade de não abandonar os pets. É crucial que os donos se comprometam em cuidar, vacinar, castrar e alimentar seus animais”, destacou.

Cães e gatos abandonados estão disponíveis para adoção no Centro de Zoonoses. Esses animais são vacinados, castrados, vermifugados e passam por exames diagnósticos. Para adotar, é necessário ter mais de 18 anos e comparecer ao CCZ de segunda a sexta-feira, portando documento de identidade e comprovante de residência. A adoção responsável é um

Secom/ Foto: Divulgação/CCZ

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?