abril 18, 2024

Feira bate recorde de passageiros que usam mais de um ônibus e pagam uma só tarifa

 Feira bate recorde de passageiros que usam mais de um ônibus e pagam uma só tarifa

Fotos: Andrews Pedra Branca

Retirada das catracas e integração direta nos ônibus resultaram em mobilidade

Em apenas um mês 56 mil pessoas utilizaram mais de um ônibus urbano em Feira de Santana sem a segunda viagem ser tarifada ao passageiro. O número recorde é resultado do benefício da Prefeitura após implantar o conceito de terminal aberto (sem catracas) com integração temporal de até 2 horas.

O balanço da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) registrou crescimento de 60% do fluxo de pessoas que utilizaram o benefício da integração com cartão Via Feira – agora feita diretamente nos ônibus. Os passageiros do transporte público estão com livre acesso desde o dia 9 de agosto aos terminais Norte (Cidade Nova) e Sul (Tomba).

“Quem mais precisa de mobilidade percebeu rapidamente as vantagens e a economia de R$ 0,15 no bolso, sem contar a nova experiência em não ter que integrar fisicamente em um transbordo”, explica o secretário Sérgio Carneiro.

O resultado também impressiona ao comparar o mesmo período (antes e após abertura dos terminais) revelando 21 mil novos usuários que aderiram à integração nas linhas dos terminais Norte e Sul – um aumento de 210%.

“Nas linhas do terminal Norte aferimos crescimento de 4 para 10 mil usuários utilizando mais de um ônibus que pagaram só uma tarifa. E no Sul [Tomba], o resultado surpreende mais ao mostrar crescimento de 2 para 11 mil passageiros”, ressalta o titular da SMTT.

O estudante Carlos Henrique Mendes utiliza diariamente a integração para se deslocar do Feira VI até o bairro Papagaio. “Melhorou demais o tempo de espera”, afirma. A universitária Ayssa Aislin Silva ressalta que só agora percebeu a vantagem de usar a integração. “Fácil, prático e ainda economizo”.

A última fase de implantação do conceito de terminal aberto com integração temporal nos veículos ocorrerá no Terminal Central. Com isso, o embarque passará a ser feito pela porta dianteira e o desembarque nas portas traseiras dos ônibus.

Fiscais de transporte e prepostos da Via Feira já iniciaram o trabalho de orientação prévia aos usuários no maior entreposto de mobilidade do município.

“É uma mudança de cultura pra melhor que otimiza a vida de quem se desloca na cidade usando o ônibus. Uma prioridade e determinação do prefeito Colbert Filho”, afirma o titular da pasta.

INVESTIMENTOS

Recentemente, a Prefeitura e Feira entregou mais cinco ônibus 0KM e mais três seminovos, todos com ar condicionado, para atender mais de 100 mil passageiros em bairros com alta demanda, como o Feira X, Parque Tamandari, Parque da Cidade e o Feira VII.

Ainda, foi reativado o tradicional terminal integrado de transportes da Praça do Nordestino, dando acesso direto no Novo Centro para todos os modais de transporte legalizados pelo poder público.

KIM+

O passageiro pode pagar a tarifa social de R$ 4,75 na bilhetagem eletrônica do próprio ônibus, ou efetuar recarga por PIX, QR Code, cartão de crédito ou débito, boleto ou transferência bancária através do aplicativo KIM+. A tecnologia é gratuita e pode ser baixada da Apple Store ou da Google Play Store.

Fonte: Ascom

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?