abril 15, 2024

Integrantes do Jovem Aprendiz Feirense em treinamento para atuar nas escolas municipais

 Integrantes do Jovem Aprendiz Feirense em treinamento para atuar nas escolas municipais

Uma parte dos estudantes já deve começar a trabalhar nos próximos dias

Em contato com conteúdos sobre cultura organizacional, informática, comunicação e atendimento ao público, os 100 integrantes do programa Jovem Aprendiz Feirense se preparam para as funções e rotinas administrativas nas escolas municipais. Uma parte dos aprendizes já deve ser encaminhada para os postos de trabalho nos próximos dias.

A capacitação compreende três módulos: integração, específico e profissionalizante. Vânia Rodrigues, coordenadora do setor educacional da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), instituição parceira da Secretaria Municipal de Educação no programa, explica como funciona:

“No primeiro, totalmente teórico, eles têm noções básicas de vida profissional e programas essenciais como o Word e Excel. O segundo, que será conciliado com o trabalho, aborda temas como tributos, impostos, taxas e contribuições; e o terceiro tem o intuito de debater temas como empreendedorismo, ética e protagonismo juvenil”.

Esta será a primeira oportunidade do estudante Gustavo de Jesus no mercado de trabalho e ele está ansioso para começar a trabalhar. “Já aprendi sobre o comportamento que devemos estar, principalmente em um ambiente escolar, respeitar a hierarquia, atender bem ao público… tudo isso é importante para o trabalho. Tem sido muito proveitoso. Não vejo a hora de começar a colocar todo o conhecimento em prática”, contou.

Para Maiane Oliveira, a oportunidade no programa Jovem Aprendiz Feirense vai ajudá-la a construir um futuro melhor. “Nós estamos aprendendo muito e tudo isso vai ajudar a gente a trilhar um bom caminho, vamos acumular experiência e isso com certeza vai fazer com que outras portas se abram”, disse.

De acordo com a secretária de Educação, Anaci Paim, neste primeiro momento, os jovens vão trabalhar com as matrículas dos estudantes. “Cada escola vai receber um jovem aprendiz e nesse período eles estarão nas unidades escolares atuando no processo de matrícula. Serão orientados para dar o suporte necessário às escolas, diante da grande demanda”.

Secom- Foto: Milena Brandão

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?