abril 18, 2024

Município oferece atendimento multiprofissional para pessoas com doença falciforme

 Município oferece atendimento multiprofissional para pessoas com doença falciforme

565 pacientes são cadastrados no Programa Municipal de Apoio à Pessoa com a doença

Nesta segunda-feira (19) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, com o objetivo de chamar a atenção da população para esta patologia genética. Em Feira de Santana, a Secretaria de Saúde garante atendimento multidisciplinar para aproximadamente 565 pacientes cadastrados no Programa Municipal de Apoio à Pessoa com a doença.

A anemia falciforme é caracterizada pela alteração genética da hemoglobina. Dores constantes nos ossos e articulações, olhos amarelados, feridas na região do tornozelo e infecções pulmonares podem indicar a presença da doença.

O diagnóstico precoce é feito na triagem neonatal com a realização do teste do pezinho ou através de um exame específico que pode identificar a patologia.

O Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Doença Falciforme tem uma média de 900 atendimentos mensais, que incluem consultas com profissionais médicos especialistas, enfermeiros,hematologistas, neuropediatra, fisioterapeutas,nutricionistas e serviço social.

“Buscamos oferecer sempre a melhor assistência à saúde dos pacientes. Eles são acolhidos e participam do processo de reabilitação com a equipe multidisciplinar, que tem o objetivo melhorar a qualidade de vida destas pessoas, principalmente na alimentação e na prática de exercícios físicos”, destacou Vera Lúcia Galindo, coordenadora da unidade.

O encaminhamento do paciente pode ser realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF). Para ser cadastrado, é necessário que o paciente apresente o exame eletroforese de hemoglobina ou o teste do pezinho.

O Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Doença Falciforme também disponibiliza consultas com hematologista,neurologista, ortopedista,nefrologista e clínico geral. Além dos exames DTC e Eco-ped. A unidade está localizada na Rua Estados Unidos, nº 51, no Centro.

Secom Foto: Thiago Paixão

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?