abril 23, 2024

No Congresso Nacional, governador participa de sessão solene que celebra os 200 anos do 2 de Julho

 No Congresso Nacional, governador participa de sessão solene que celebra os 200 anos do 2 de Julho

Foto: Luís Carlos Campos

O governador Jerônimo Rodrigues participou, na manhã desta quarta-feira (5), da sessão solene no Congresso Nacional que celebrou os 200 anos do 2 de Julho, data em que se comemora a Independência da Bahia. Durante o evento, o governador enfatizou a luta para que a história da Independência do Brasil na Bahia seja reconhecida nacionalmente. Ele também argumentou que é necessário que a história oficialize nos livros as heroínas e heróis baianos que lutaram em defesa da liberdade da Bahia e do Brasil.

“Para que possamos contar a história do povo brasileiro, nós precisamos recontar a história e incluir personagens fundamentais como Maria Filipa e Joana Angélica, por exemplo, que hoje não estão nos nossos livros; não estão nas páginas da imprensa nacional e nem nos programas de televisão”, enfatizou Jerônimo. Ainda conforme o governador, esse reconhecimento é importante para que todo o povo brasileiro se reconheça como agente fundamental na conquista da liberdade e da soberania.

A Sessão ocorreu no plenário do Senado e foi promovida por iniciativa dos senadores Jacques Wagner e Randolfe Rodrigues, do deputado Bacelar e das deputadas Alice Portugal, Lídice da Mata e Rogéria Santos.

Na solenidade, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, cantou o hino da Bahia e discursou sobre o destaque, importância e a simbologia da cultura baiana para o país.

A deputada Alice Portugal discursou que “os verdadeiros heróis do povo se destacaram nesta data, incluindo Luiz Lopes, João das Botas, Joana Angélica e Maria Quitéria de Jesus, uma guerreira exemplar. O 2 Julho tem, portanto, um significado precioso para o povo baiano. É a data da libertação da Bahia, é a data em que os baianos reverenciam seus heróis, homens e mulheres que deram exemplo de patriotismo e bravura na defesa da pátria”, concluiu.

Conferência Nacional de Saúde

Ainda como parte da agenda do dia em Brasília, Jerônimo participou, no começo da manhã, da 17ª Conferência Nacional de Saúde. O evento é um espaço de diálogo entre os governos e a sociedade, para a construção e o fortalecimento das políticas públicas de saúde do Brasil.

Na ocasião, o governador visitou o evento acompanhado da secretária de Saúde, Roberta Santana, para acompanhar as decisões tomadas que irão nortear as ações e decisões do governo para o Sistema Único de Saúde (SUS) nos próximos anos.

Outros 180 membros que compõem a delegação da Bahia, estão no local desde o último domingo (2), onde participam dos debates e constroem as políticas públicas que vão nortear as ações e decisões do Governo Federal para o SUS.

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?