abril 15, 2024

Outubro Rosa: Mamografia pode ser agendada nas unidades de saúde

 Outubro Rosa: Mamografia pode ser agendada nas unidades de saúde

Oferta ampliada na rede municipal neste mês de outubro

Em Feira de Santana, as mulheres entre 50 e 69 anos podem agendar a mamografia na unidade de saúde onde é cadastrada. Para fazer a marcação, é necessário levar documento de identidade, CPF, cartão SUS e passar por avaliação com médico ou enfermeiro.

Segundo a referência técnica em saúde da mulher, Alessandra Magalhães, a oferta do exame será intensificada na rede municipal por conta da campanha Outubro Rosa que alerta sobre a prevenção do câncer de mama.

“Trabalhamos no combate a essa doença durante todo o ano porque esse é um dos tipos de câncer mais frequente nas mulheres em todo o mundo. Nosso foco é conseguir fazer o diagnóstico de maneira precoce para que seja possível um tratamento menos agressivo e o principal que é evitar a morte dessa paciente”, ressaltou.

Alessandra explica que as marcações para o Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem (CMDI) são realizadas pelo sistema da Central Municipal de Regulação. Já para o Centro Pesquisa Assistência Reprodução Humana (CEPARH), o encaminhamento é feito de maneira direta pela unidade do bairro.

Nos casos em que o exame de mamografia for positivo, será solicitada uma ultrassonografia das mamas e consulta com mastologista, profissional que dará todos os encaminhamentos necessários, para prosseguir com o tratamento.

Secom – Foto: Fatima Brandão

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?