fevereiro 22, 2024
PMFS - Carnaval - Micareta de Feira 2024

Pessoas que tiveram casas alagadas devem ficar atentas ao risco de leptospirose

 Pessoas que tiveram casas alagadas devem ficar atentas ao risco de leptospirose

Os feirenses que tiveram casas alagadas pela chuva e apresentarem febre, dor de cabeça e no corpo devem procurar a unidade de saúde mais próxima. A recomendação é da Secretaria Municipal de Saúde que busca prevenir a infecção por leptospirose.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, durante as situações de fortes chuvas, como a desse final de semana, a urina de animais que está no esgoto ou bueiro pode acabar se misturando com a água da chuva. Sendo assim, qualquer pessoa que teve a casa alagada pode estar sujeita à doença.

“Não queremos que as pessoas fiquem apavoradas, nosso objetivo é apenas alertar para que, caso sejam infectadas, recebam o tratamento adequado e evitem complicações, uma vez que essa doença tem sintomas muito parecidos com a gripe e pode passar despercebida”, ressaltou.

A coordenadora explica que o tempo da transmissão até o aparecimento dos sintomas ocorre geralmente entre sete a 14 dias depois da exposição, mas pode chegar a um mês. “Além das dores de cabeça e no corpo, as pessoas infectadas também podem ter enjoos, vômitos, falta de apetite, olhos e peles amarelados e dores na panturrilha”, frisou.

ORIENTAÇÕES

Em casos de alagamentos pela chuva que elevam o nível da água, não é recomendado nadar, brincar ou tomar banho com o líquido. Os lixos devem ser empacotados da forma correta para evitar a presença de roedores, como os ratos. Ao precisar entrar em contato com a água de enchente, aconselha-se o uso de luvas e botas.

Secom

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?