abril 15, 2024

Prorrogado até o dia 29 prazo para prova de vida de aposentados e pensionistas

 Prorrogado até o dia 29 prazo para prova de vida de aposentados e pensionistas

16% dos beneficiários ainda precisam realizar o procedimento

O Instituto da Previdência de Feira de Santana (IPFS) optou pela prorrogação do prazo da prova de vida digital de aposentados e pensionistas municipais, em medida publicada no Diário Oficial Eletrônico. Com a extensão do prazo, os beneficiários que ainda não realizaram o procedimento, terão até o dia 29 deste mês para cumprir a obrigação legal.

Segundo o Instituto da Previdência, até o momento foram realizados 2.956 cadastros. Ao todo, 3 mil aposentados e cerca de 500 pensionistas devem realizar o procedimento que garante a continuidade do pagamento do benefício – 16% ainda precisa realizar o procedimento.

Importante destacar que após o prazo da prorrogação, caso o beneficiário não tenha realizado a prova de vida dentro do período, o benefício será automaticamente suspenso em janeiro de 2024, até que se regularize a situação.

O procedimento é inteiramente digital, sendo realizado por meio de validação facial através do aplicativo MEU RPPS, disponibilizado gratuitamente nas plataformas Android e iOS. No aplicativo, os servidores inativos devem anexar um documento de identificação com foto, como RG ou CNH, dentro do prazo de validade do documento (10 anos), possibilitando assim a validação da foto.

É fundamental salientar que o procedimento não é validado automaticamente. Após seguir o passo a passo, os documentos passam por uma análise, incluindo o reconhecimento facial junto à base de dados. Uma vez validado o procedimento, o beneficiário receberá uma mensagem pelo aplicativo.

O aplicativo “MEU RPPS” vem funcionando sem intercorrências, tendo apenas apresentado um problema operacional na primeira semana de uso (em setembro), que foi prontamente resolvido pela equipe técnica. No mais, o aplicativo se mostra seguro e estável para a realização da prova de vida digital.

Para aqueles que enfrentam dificuldades no uso do aplicativo, há alternativas disponíveis:

A prova de vida do aposentado e pensionista pode ser realizada presencialmente na Caixa Econômica Federal.
O beneficiário pode dirigir-se ao Instituto da Previdência para esclarecer dúvidas, onde uma equipe estará à disposição para prestar orientações.
Os beneficiários que residem fora do Brasil podem realizar a prova de vida através dos Correios.
Os beneficiários que possuem algum tipo de doença grave que prejudique a locomoção e que residam em Feira de Santana, poderão solicitar que uma equipe da previdência se desloque até a sua residência para realizar o procedimento comprobatório.
O Instituto de Previdência Municipal está localizado na avenida Santo Antônio, 247, bairro Capuchinhos. Dúvidas podem ser esclarecidas através do número: (75) 3602-8680 ou pelo e-mail: cadastro.ipfs@pmfs.ba.gov. A participação ativa dos beneficiários é essencial para evitar possíveis interrupções nos pagamentos e garantir a continuidade dos benefícios previdenciários.

Informações e foto Secom

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?