abril 18, 2024

Vacina contra gripe influenza segue disponível em todos os postos de saúde

 Vacina contra gripe influenza segue disponível em todos os postos de saúde

Em Feira de Santana, a vacina contra gripe influenza segue disponível para toda população acima dos seis meses de vida. Do início da campanha, em abril, até o dia 30 de outubro, mais de 110 mil doses foram aplicadas. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, o imunizante é a forma mais segura para evitar as complicações e os óbitos por gripe. Ela explica que por se tratar de um vírus que está em constante mutação, é essencial que as pessoas atualizem a caderneta de vacina todo ano. De janeiro até outubro, 122 casos de influenza foram contabilizados.

“A principal complicação que o vírus da gripe pode causar é a pneumonia, que tem um maior risco para crianças nos primeiros anos. É fundamental que os pais procurem as unidades para garantir a proteção desse público”, frisou.

O imunizante é aplicado de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF). Porém, é válido destacar que crianças e adolescentes serão atendidos somente na presença dos pais ou responsável.

Para receber a dose, o interessado deve apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação. Quem trabalha durante o dia ou não tem disponibilidade para ir no horário comercial, pode ser vacinado à noite nas seis USFs vinculadas ao Programa Saúde na Hora, com funcionamento ampliado das 8h às 20h30. São elas: Campo Limpo I, V e VI, Liberdade I, II e III, Queimadinha I, II e III, Parque Ipê I, II e III, Videiras I, II e III e Rua Nova II, III e Barroquinha.

Secom

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?